SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue20SOCIAL CONTROL AND EDUCATIONAL INDICATORS IN CEARÁ MUNICIPALITIESContext Evaluation In Early Childhood Education: Teachers' Points Of View In Debate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

On-line version ISSN 2318-1338

Abstract

SILVA, Maraligia da  and  ROSA, Sanny Silva da. Memórias Democráticas Da Rede Municipal De Ensino De Santo André/Sp: Cultura Escolar Inclusiva. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e68748.  Epub Sep 13, 2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133868748.

Neste artigo, discute-se as ações de dirigentes escolares na produção de uma cultura escolar inclusiva de alunos com deficiência em salas comuns da rede municipal de Santo André/SP. A pesquisa teve como objetivo registrar as memórias democráticas das políticas municipais de educação especial na perspectiva inclusiva, instituídas no início da década de 1990. Os dados foram coletados com um grupo de discussão e analisados por meio de abordagem qualitativa, considerando os seguintes conceitos: educação inclusiva, gestão democrática, atuação em políticas, ação humana. Os resultados foram sistematizados num Protocolo de ações para uma cultura escolar inclusiva1, que articula cinco papeis do diretor escolar: o de administrador; o de mediador; o formador; o de acolhedor e o de articulador.

Keywords : políticas de educação inclusiva; gestão democrática; atuação em políticas; diretor escolar; Santo André/SP.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )