SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20CONTROLE SOCIAL E INDICADORES EDUCACIONAIS EM MUNICÍPIOS CEARENSESAvaliação De Contexto Na Educação Infantil: Pontos De Vista Docentes Em Debate índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

versão On-line ISSN 2318-1338

Resumo

SILVA, Maraligia da  e  ROSA, Sanny Silva da. Memórias Democráticas Da Rede Municipal De Ensino De Santo André/Sp: Cultura Escolar Inclusiva. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e68748.  Epub 13-Set-2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133868748.

Neste artigo, discute-se as ações de dirigentes escolares na produção de uma cultura escolar inclusiva de alunos com deficiência em salas comuns da rede municipal de Santo André/SP. A pesquisa teve como objetivo registrar as memórias democráticas das políticas municipais de educação especial na perspectiva inclusiva, instituídas no início da década de 1990. Os dados foram coletados com um grupo de discussão e analisados por meio de abordagem qualitativa, considerando os seguintes conceitos: educação inclusiva, gestão democrática, atuação em políticas, ação humana. Os resultados foram sistematizados num Protocolo de ações para uma cultura escolar inclusiva1, que articula cinco papeis do diretor escolar: o de administrador; o de mediador; o formador; o de acolhedor e o de articulador.

Palavras-chave : políticas de educação inclusiva; gestão democrática; atuação em políticas; diretor escolar; Santo André/SP.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )