SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número20Indicadores De Resultados Educacionais No Espírito Santo: Um Estudo Descritivo E CorrelacionalO Papel De Agentes Escolares Na Intersetorialidade Das Políticas De Educação Especial Na Perspectiva Inclusiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional

versão On-line ISSN 2318-1338

Resumo

TSUBOI, Robson Mendes Neves  e  ROSIM, Daniela. A Qualidade De Vida No Trabalho E A Saúde Ocupacional Dos Docentes Da Universidade Federal De Goiás. Regae: Rev. Gest. Aval. Educ. [online]. 2022, vol.11, n.20, e69171.  Epub 25-Out-2023. ISSN 2318-1338.  https://doi.org/10.5902/2318133869171.

Para enfrentar a globalização e sua competitividade, as organizações têm nas pessoas o seu maior diferencial. A partir desta ideia, a qualidade de vida no trabalho tem por finalidade fazer com que os funcionários de uma organização se sintam bem em seu ambiente laboral, tornando este um lugar agradável e produtivo. Nesse contexto, investigou-se a existência de relação entre a percepção de QVT e os afastamentos ocasionados por doenças ocupacionais dos docentes da Universidade Federal de Goiás. Para tanto, realizou-se pesquisa de natureza quantitativa, tendo como base o modelo de QVT proposto por Richard Walton (1973). Os resultados indicam as categorias conceituais que influenciaram significativamente a percepção de QVT para os grupos de docentes afastados e não afastados do trabalho por doenças ocupacionais e detectaram que 23,6% dos afastamentos ocasionados por essas doenças são relacionados com a percepção da QVT.

Palavras-chave : qualidade de vida no trabalho; gestão pública; recursos humanos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )