SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue37Inter/multiculturalism and in-service teacher education: the empowerment of the black movement for a Decolonial Pedagogy.Curriculum Studies in Brazil: the (non) place of the concepts of hybridism, interculturality, multiculturalism, race, ethnicity and gender. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

URQUIZA, Antonio H. Aguilera. Direitos humanos e educação intercultural: as fronteiras da exclusão e as minorias sub-representadas - os indígenas no ensino superior. Sér.-Estud. [online]. 2014, n.37, pp.141-154. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2014-v.37(10).

Pretendemos neste texto traçar algumas reflexões acerca da temática da diversidade e sua interface com a educação intercultural, a partir dos direitos das minorias sub-representadas, neste caso, os indígenas. Para isso, optamos como referência autores do campo teórico conhecido como Estudos Culturais, assim como dos Estudos Pós-coloniais: Bhabha, Canclini, Stuart Hall, Grosfoguel e Dussel, mas também autores brasileiros, como Paulo Freire, Silva e Candau. A partir destes referenciais tomamos por base empírica a realidade dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul, em particular a situação dos estudantes indígenas nas Instituições de Ensino Superior do estado, as relações de saberes e os direitos básicos destas sociedades. Basicamente trata-se de estudo teórico, tendo por base experiências no trabalho com povos indígenas, o acesso e permanência na Universidade como um direito à diversidade cultural.

Keywords : Interculturalidade; Direitos Humanos; Saberes indígenas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )