SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue37Role of teacher educators, formative models and strategies in teacher development.A study about pedagogue formation and the teaching of Mathematics in the first years of Elementary School. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

YAMASHIRO, Carla Regina Calone  and  LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente, SP: uma contribuição para o desenvolvimento profissional do professor. Sér.-Estud. [online]. 2014, n.37, pp.187-199. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2014-v.37(13).

Este estudo tem como objeto as necessidades formativas docentes e tem como objetivo investigar as necessidades formativas dos professores estaduais do ciclo I das escolas do município de Presidente Prudente, SP. A pesquisa teve caráter quanti-qualitativo e, como procedimento metodológico, foi aplicado um questionário para setenta e dois professores. Os resultados obtidos foram analisados a partir de autores que discutem o sentido atual da educação escolar, a formação de professores enquanto desenvolvimento profissional e a colaboração da análise de necessidades de formação como diagnóstico para a o planejamento de ações de formação continua de professores. A pesquisa possibilitou a elaboração de indicadores de necessidades formativas dos professores pesquisados.

Keywords : Necessidades formativas Docentes; Formação e de Professores; Função Docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )