SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37Papel dos formadores, modelos e estratégias formativos no desenvolvimento docente.Um estudo sobre a formação do pedagogo e o ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

YAMASHIRO, Carla Regina Calone  y  LEITE, Yoshie Ussami Ferrari. Necessidades formativas dos professores do ciclo I do Ensino Fundamental de Presidente Prudente, SP: uma contribuição para o desenvolvimento profissional do professor. Sér.-Estud. [online]. 2014, n.37, pp.187-199. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2014-v.37(13).

Este estudo tem como objeto as necessidades formativas docentes e tem como objetivo investigar as necessidades formativas dos professores estaduais do ciclo I das escolas do município de Presidente Prudente, SP. A pesquisa teve caráter quanti-qualitativo e, como procedimento metodológico, foi aplicado um questionário para setenta e dois professores. Os resultados obtidos foram analisados a partir de autores que discutem o sentido atual da educação escolar, a formação de professores enquanto desenvolvimento profissional e a colaboração da análise de necessidades de formação como diagnóstico para a o planejamento de ações de formação continua de professores. A pesquisa possibilitou a elaboração de indicadores de necessidades formativas dos professores pesquisados.

Palabras clave : Necessidades formativas Docentes; Formação e de Professores; Função Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )