SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue38A cross culturality with origin in the 'white' school - the contribution of Physical Education and Geography for indigenous theme in the classroom.Middle School or Middle Education? Controversies and singularities in writing its history. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

OLIVEIRA, Cláudio José. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e a formação de professores que ensinam matemática. Sér.-Estud. [online]. 2014, n.38, pp.223-235. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2014-v.38(14).

Este texto tem por objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa em andamento (2012-2013) que visa produzir dados sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de uma universidade comunitária na região Centro-Serra do Estado do Rio Grande do Sul. Neste texto, problematizamos as narrativas de bolsistas "pibidianos" dos Cursos de Pedagogia e Matemática, discutindo seus efeitos de verdade na formação docente dos mesmos. Na produção de dados, utilizamos a técnica do Grupo de Discussão (GD). O material de pesquisa foi organizado a partir da transcrição das entrevistas coletivas e dos registros no diário de campo. Na análise realizada, problematizamos o PIBID como um espaço de relações de poder que promovem a normalização no sentido de instrumentalizar os futuros professores. Deste modo, ao pensarmos nas experiências vivenciadas pelos alunos no PIBID, é possível inferir que elas instituem verdades sobre a formação docente de professores que ensinam matemática.

Keywords : Formação Docente; Educação Matemática; PIBID.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )