SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39Classificações e reflexões de estudantes universitários sobre o valor das tecnologias em sua aprendizagemAprendizagem da linguagem escrita: reflexões sobre a mediação docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

MACIEL, Carla Maria Ataíde. Mulher, esposa, doméstica, mãe, educadora: subsídios para uma reflexão sobre os provérbios moçambicanos no contexto escolar. Sér.-Estud. [online]. 2015, n.39, pp.63-72. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2015-v.39(04).

Neste artigo, identifico e analiso os valores culturais preconizados pelos provérbios de vários grupos étnicos do norte, centro e sul de Moçambique. Mostro que tanto nas sociedades matrilineares como nas sociedades patrilineares circulam provérbios que valorizam a mulher nos seus papéis tradicionais de esposa, dona de casa, mãe e educadora de crianças (filhos). Há também provérbios que perpetuam os estereótipos de género, pois exprimem uma dicotomização e complementariedade entre o masculino e o feminino, determinando os papéis do homem e da mulher no trabalho de campo e no lar. Esse conhecimento irá permitir a incorporação dos provérbios nos livros e manuais escolares das várias disciplinas curriculares e a reflexão crítica sobre os valores culturais neles representados. Irá também permitir que professores e alunos ganhem consciência dos estereótipos de género que podem impedir a participação efetiva das mulheres em várias atividades que promovem o desenvolvimento económico e social de Moçambique.

Palabras clave : Mulher; Mãe; Contexto Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )