SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue39Learning of the written language: reflections about the teaching mediationThe complexity of teaching in the early years of elementary education: the perceptions of academic of Physical Education in situation of Supervised author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

ROMAGUERA, Alda Regina Tognini. Cotidiano escolar e formação de competência leitora. Sér.-Estud. [online]. 2015, n.39, pp.103-116. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2015-v.39(07).

O objetivo deste texto é pensar a formação de leitores e ouvintes, especialmente por meio de experiências infantis advindas do espaço formal, escolar, colhidas de uma prática docente no Ensino Fundamental, na sua articulação com a literatura, a linguagem narrativa e a prática de leitura. Contribui para pensar outras possibilidades de falar/escrever, ensinar e aprender na escola, considerando que os diferentes textos e contextos, valorizam outros espaços-tempos e outras práticas. Propomo-nos a refletir a respeito da oralidade e da leitura para observar a influência na produção da escrita abordando princípios que regem a organização e produção de discursos e a relação que se dá entre o/a leitor/a e os coadjuvantes deste processo.

Keywords : Prática Docente; Escrita; Leitura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )