SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39Aprendizagem da linguagem escrita: reflexões sobre a mediação docenteA complexidade da docência nos anos iniciais do ensino fundamental: a percepção dos acadêmicos de Educação Física em situação de Estágio Curricular Supervisionado índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

ROMAGUERA, Alda Regina Tognini. Cotidiano escolar e formação de competência leitora. Sér.-Estud. [online]. 2015, n.39, pp.103-116. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2015-v.39(07).

O objetivo deste texto é pensar a formação de leitores e ouvintes, especialmente por meio de experiências infantis advindas do espaço formal, escolar, colhidas de uma prática docente no Ensino Fundamental, na sua articulação com a literatura, a linguagem narrativa e a prática de leitura. Contribui para pensar outras possibilidades de falar/escrever, ensinar e aprender na escola, considerando que os diferentes textos e contextos, valorizam outros espaços-tempos e outras práticas. Propomo-nos a refletir a respeito da oralidade e da leitura para observar a influência na produção da escrita abordando princípios que regem a organização e produção de discursos e a relação que se dá entre o/a leitor/a e os coadjuvantes deste processo.

Palabras clave : Prática Docente; Escrita; Leitura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )