SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue41Be teacher: consensus elements of social representations of teachers in career homeNational Textbook Program: a study on the choice of the chemistry public textbook by teachers of public schools in Curitiba author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

SILVA, Cláudia Regina dos Santos  and  FRANCO, Francisco Carlos. Professores de Educação Infantil: dilemas, sucessos e vivências. Sér.-Estud. [online]. 2016, vol.21, n.41, pp.111-127. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/231819822016108.

O cenário brasileiro apresenta uma crescente demanda pela educação infantil em todas as camadas sociais, e as vivências na infância ganham importância. Diante dessa complexidade, este artigo tem como objetivo desvelar as trajetórias profissionais e pessoais dos professores ante os dilemas, sucessos e experiências que se apresentam em seu ambiente de trabalho e, de forma direta ou indireta, interferem em seu trabalho educativo e nas formas de conceber a profissão docente. Para tanto, realizaram-se entrevistas com sete professoras que atuam em uma escola de educação infantil da rede municipal de ensino de São José dos Campos, SP. Constatou-se que os professores sentem-se realizados em muitos momentos de sua prática educativa, o que se revela em pequenos detalhes, geralmente relacionados aos avanços no desenvolvimento dos alunos. Por outro lado, destacam como empecilhos as condições existentes para desenvolver seu trabalho, o início da carreira e as relações com outros profissionais e familiares das crianças, o que comumente é permeado por conflitos e desencontros.

Keywords : Educação infantil; trajetória profissional; políticas públicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )