SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número41Ser professor: elementos consensuais das representações sociais de docentes em início de carreiraPrograma Nacional do Livro Didático: um estudo sobre a escolha do livro didático de química por professores da rede pública de ensino de Curitiba índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

SILVA, Cláudia Regina dos Santos  y  FRANCO, Francisco Carlos. Professores de Educação Infantil: dilemas, sucessos e vivências. Sér.-Estud. [online]. 2016, vol.21, n.41, pp.111-127. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/231819822016108.

O cenário brasileiro apresenta uma crescente demanda pela educação infantil em todas as camadas sociais, e as vivências na infância ganham importância. Diante dessa complexidade, este artigo tem como objetivo desvelar as trajetórias profissionais e pessoais dos professores ante os dilemas, sucessos e experiências que se apresentam em seu ambiente de trabalho e, de forma direta ou indireta, interferem em seu trabalho educativo e nas formas de conceber a profissão docente. Para tanto, realizaram-se entrevistas com sete professoras que atuam em uma escola de educação infantil da rede municipal de ensino de São José dos Campos, SP. Constatou-se que os professores sentem-se realizados em muitos momentos de sua prática educativa, o que se revela em pequenos detalhes, geralmente relacionados aos avanços no desenvolvimento dos alunos. Por outro lado, destacam como empecilhos as condições existentes para desenvolver seu trabalho, o início da carreira e as relações com outros profissionais e familiares das crianças, o que comumente é permeado por conflitos e desencontros.

Palabras clave : Educação infantil; trajetória profissional; políticas públicas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )