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Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

FERREIRA, Valdivina Alves  y  RODRIGUES, Marcilene Ferreira. Educação de Jovens e Adultos e a avaliação de competência para certificação. Sér.-Estud. [online]. 2016, vol.21, n.41, pp.172-183. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/231819822016111.

Este artigo tem por finalidade, apresentar uma reflexão acerca da Educação de Jovens e Adultos, com foco na avaliação de competência para certificação. As análises advêm de um estudo documental e bibliográfico à luz de autores que debatem sobre a temática. Iniciam-se os estudos a partir da Constituição Federal de 1988, levantando subsídios que identifiquem como foram introduzidos os conceitos de avaliação de competências e certificação, uma vez que, a educação é apreendida por um arcabouço de resoluções que visam à garantia do direito subjetivo conferido a ela. Todavia os arremates sinalizam que as propostas neoliberais visam ampliar e perpetuar o sistema vigente, contribuindo para a minimização do direito à educação de qualidade aos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos.

Palabras clave : Educação de jovens e adultos; avaliação de competências; certificação.

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