SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue42Ecological approach and youth perceptions of their places, risk factors and social protectionPolitics of organized curriculum by formation cycles and notions of teachers knowledge: implications of a discursive formation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

VIEIRA, Carlos Magno Naglis. As crianças indígenas em escolas da cidade: os conflitos e as tensões nas relações escolares. Sér.-Estud. [online]. 2016, vol.21, n.42, pp.167-184. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.42(10).

O artigo, que resulta de uma pesquisa de doutorado, busca descrever os conflitos e as tensões nas relações entre as crianças indígenas e os demais atores que circulam no espaço de uma escola da rede municipal de ensino de Campo Grande, MS. Com uma metodologia de caráter qualitativo que estabelece uma relação entre identidade, diferença e cultura(s), tendo como eixo de interpretação os processos históricos que produzem sentidos e os significados que realçam ainda mais as relações de poder que hierarquizam as diferentes culturas, o texto está amparado por reflexões teóricas que situam-se no campo dos estudos da Antropologia da Criança, das teorias pós-coloniais e dos autores do grupo Modernidade/Colonialidade. Como os estudos com crianças indígenas em contexto urbano, foco desse artigo, ainda despertam pouco interesse dos pesquisadores, apesar de nos últimos dez anos verificar um crescimento, ainda tímido, sobre a temática, o estudo pretende criar visibilidade para futuros debates envolvendo uma temática, ainda vista, como marginalizada, subordinada e silenciada no espaço da academia.

Keywords : Crianças indígenas em contexto urbano; espaço escolar; conflitos e tensões.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )