SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue43The method "maieutic-reciprocal" of Danilo DolciThe educacional work meaning in social field author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

BARRETO, Antónia et al. O abandono escolar perante os constrangimentos da exclusão e a atração do mundo do trabalho. Sér.-Estud. [online]. 2016, vol.21, n.43, pp.23-43. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.43(02).

A partir da década de 70, uma das principais apostas da educação em Portugal foi a construção de uma escola promotora da inclusão e da igualdade de oportunidades. Porém muitos desses impulsos reformistas vieram a ser marcadamente comprometidos, ou mesmo alienados, na falta de eficácia e de justiça da escola, incapaz de concretizar plenamente as aspirações individuais e colectivas de uma sociedade em mutação. O artigo aborda o problema do abandono escolar experimentado e vivido pelos jovens que não concluíram o ensino secundário e centra-se na análise de conteúdo de 30 entrevistas recolhidas numa amostra de conveniência do grupo dos que, tendo abandonado a escola, a ela voltaram para concluir um ou mais ciclos de estudos. Os resultados levantam duas questões que se abrem para o futuro: 1) Pode a actual rigidez do currículo ser compatível com uma escola determinada em preparar os indivíduos para a vida? 2) Estarão os agentes educativos, conscientes, empenhados e preparados para a prestação de um serviço educativo centrado nos alunos, suas necessidades, potencialidades e aspirações?

Keywords : Papel da escola; inclusão; abandono escolar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )