SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número43A metodologia "maiêutica recíproca" di Danilo DolciO sentido do trabalho educativo no campo social índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

BARRETO, Antónia et al. O abandono escolar perante os constrangimentos da exclusão e a atração do mundo do trabalho. Sér.-Estud. [online]. 2016, vol.21, n.43, pp.23-43. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.43(02).

A partir da década de 70, uma das principais apostas da educação em Portugal foi a construção de uma escola promotora da inclusão e da igualdade de oportunidades. Porém muitos desses impulsos reformistas vieram a ser marcadamente comprometidos, ou mesmo alienados, na falta de eficácia e de justiça da escola, incapaz de concretizar plenamente as aspirações individuais e colectivas de uma sociedade em mutação. O artigo aborda o problema do abandono escolar experimentado e vivido pelos jovens que não concluíram o ensino secundário e centra-se na análise de conteúdo de 30 entrevistas recolhidas numa amostra de conveniência do grupo dos que, tendo abandonado a escola, a ela voltaram para concluir um ou mais ciclos de estudos. Os resultados levantam duas questões que se abrem para o futuro: 1) Pode a actual rigidez do currículo ser compatível com uma escola determinada em preparar os indivíduos para a vida? 2) Estarão os agentes educativos, conscientes, empenhados e preparados para a prestação de um serviço educativo centrado nos alunos, suas necessidades, potencialidades e aspirações?

Palabras clave : Papel da escola; inclusão; abandono escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )