SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número43O papel expansionista da escola contemporâneaO povo indígena Arara-Karo de Rondônia: cenários históricos e a colonização na Amazônia Brasileira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

MARASCA, Elaine  y  BOSCHETTI, Vania Regina. Primeiro o primário: a educação elementar no Brasil, no ideário de Anísio Teixeira. Sér.-Estud. [online]. 2016, vol.21, n.43, pp.179-192. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.43(10).

Este artigo traz um percurso histórico-conceitual das ideias e atividades de Anísio Teixeira sobre a educação elementar. Com seu grande senso de medida, dono de uma cultura diversificada, primava pela forma democrática de administrar. Em meio a muitos problemas e divergências, Anísio Teixeira consegue provar que é possível uma intervenção na escola, se e quando houver seriedade, ética, recursos e vontade política, convergindo para uma real qualificação do ensino. Sua intenção não era propor novos paradigmas; era dar qualificação e autonomia pedagógica ao professor, visando abrir possibilidades ao aluno, conciliando saber intelectual e manual, arte e ciência, costume e racionalidade. Uma escola pública, gratuita e laica, que privilegiasse o ensino básico, primário, que elevasse o nível de sua comunidade, propiciando o direito à educação integral de qualidade para todos, e que, potencialmente, abrisse as portas para a autonomia, o pertencimento e a liberdade.

Palabras clave : Educação básica; escola-parque; educação integral; escola pública..

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )