SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue47Playing in the classroom in the Early Childhood Education? Reflections on the organization of spaces for early childhood experiencesThe Education for Young People and Adults (EJA) teacher and the freirean educational knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

BONIN, Iara Tatiana. Educação escolar & protagonismo indígena: argumentos sobre a constituição de uma "docência artífice". Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.47, pp.63-82. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1078.

A escola é um dos espaços interculturais dos quais participam as comunidades indígenas, e, nesse espaço, ocorrem intensas disputas sobre sentidos, propósitos e funções sociais que essa instituição deve assumir. Neste artigo, focaliza-se a ressignificação de discursos sobre a docência indígena, tomando como base as discussões protagonizadas por 15 professores Kaingang do estado do Rio Grande do Sul, entre 2015 e 2016, no âmbito de um programa interinstitucional de formação docente. A análise de pronunciamentos feitos pelos docentes em reuniões e encontros permitiu construir a categoria conceitual do "professor artífice", que serve como metáfora de um trabalho colaborativo e construído ao modo artesanal. A metáfora do artífice permitiu dar visibilidade a características da docência indígena reiteradas nos pronunciamentos dos Kaingang, reabilitando o sentido da produção artesanal como estilo de vida. Destacaram-se, assim, traços de uma atuação que se estabelece com base na inextricável ligação entre teoria e prática, no engajamento do docente em sua comunidade e em lutas que extrapolam o âmbito escolar, no caráter colaborativo da produção do conhecimento e na escuta dos líderes religiosos - os Kujá. Por fim, a categoria conceitual permite pleitear um espaço-tempo de criação, no qual o sujeito está atento aos saberes da coletividade da qual ele é proveniente e também ao que pode ser modificado em seu trabalho, ajustando-o em função das demandas da atualidade.

Keywords : protagonismo indígena; educação escolar indígena; docência Kaingang.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )