SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número47Jugando en el sala de Educacíon Infantil? Reflexiones en torno a la organización de espacios para las experiencias de la primera infanciaMaestro de la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) y educativo conocimiento freireano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

BONIN, Iara Tatiana. Educação escolar & protagonismo indígena: argumentos sobre a constituição de uma "docência artífice". Sér.-Estud. [online]. 2018, vol.23, n.47, pp.63-82. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1078.

A escola é um dos espaços interculturais dos quais participam as comunidades indígenas, e, nesse espaço, ocorrem intensas disputas sobre sentidos, propósitos e funções sociais que essa instituição deve assumir. Neste artigo, focaliza-se a ressignificação de discursos sobre a docência indígena, tomando como base as discussões protagonizadas por 15 professores Kaingang do estado do Rio Grande do Sul, entre 2015 e 2016, no âmbito de um programa interinstitucional de formação docente. A análise de pronunciamentos feitos pelos docentes em reuniões e encontros permitiu construir a categoria conceitual do "professor artífice", que serve como metáfora de um trabalho colaborativo e construído ao modo artesanal. A metáfora do artífice permitiu dar visibilidade a características da docência indígena reiteradas nos pronunciamentos dos Kaingang, reabilitando o sentido da produção artesanal como estilo de vida. Destacaram-se, assim, traços de uma atuação que se estabelece com base na inextricável ligação entre teoria e prática, no engajamento do docente em sua comunidade e em lutas que extrapolam o âmbito escolar, no caráter colaborativo da produção do conhecimento e na escuta dos líderes religiosos - os Kujá. Por fim, a categoria conceitual permite pleitear um espaço-tempo de criação, no qual o sujeito está atento aos saberes da coletividade da qual ele é proveniente e também ao que pode ser modificado em seu trabalho, ajustando-o em função das demandas da atualidade.

Palabras clave : protagonismo indígena; educação escolar indígena; docência Kaingang.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )