SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue53Internationalization of Higher Education: redefinitions, justifications and strategiesGlobal rankings, quality and convergence with the internationalization of Higher Education in Latin America author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

FAVERO, Altair Alberto  and  TREVISOL, Marcio Giusti. Ensino Superior e internacionalização: atores e desafios. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.53, pp.35-60.  Epub May 12, 2020. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1367.

O artigo discute a internacionalização do Ensino Superior a partir dos atores que atuam no campo das políticas educacionais. O problema investigativo caracteriza-se pela pergunta: quais os sentidos da internacionalização a partir de seus atores? O objetivo é apresentar como a internacionalização é tratada pelos atores que participam da arena de debate das políticas educacionais. A pesquisa é exploratória, com coleta de dados documental. O sentido de internacionalização nos documentos evidencia uma forte tendência de valorização de políticas que garantam o desenvolvimento econômico, em desfavor de políticas de internacionalização que valorizem a diplomacia e as redes solidárias de conhecimento. Para tanto, pode-se inferir que as políticas de internacionalização apresentam várias facetas e intencionalidades oriundas dos atores envolvidos no campo universitário.

Keywords : internacionalização; Ensino Superior; atores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )