SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número53“La clave está en el intercambio” − estudiantes de movilidad como vectores de internacionalización en casaLiberales, católicos y la educación de la mujer: Afrânio Peixoto y Madre Peeters (Brasil, 1930-1950) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

LEANDRO FILHO, José Antônio; FRANCISCO, Marcos Vinicius  y  ALANIZ, Erika Porceli. Análise da concepção política do Currículo São Paulo Faz Escola. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.53, pp.275-296.  Epub 12-Mayo-2020. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1228.

Assume-se a premissa de que todo currículo escolar esboça a ideologia de um governo e de seus agentes. Nesta investigação, analisou-se a concepção política presente no currículo do Estado de São Paulo, intitulado São Paulo Faz Escola. Esta é uma pesquisa crítico-interpretativa e adotou-se como procedimento metodológico a análise documental. Assumiu-se como referencial teórico e epistemológico o Método do Materialismo Histórico Dialético. Os resultados apontam que a política educacional praticada no referido estado confere ênfase ao discurso de competências e habilidades, em consonância com os cânones do neoliberalismo. Tais preceitos advêm das influências dos órgãos regulatórios internacionais que se encontram a serviço do capital e que privilegiam a educação voltada para a adaptação ao mercado de trabalho e a manutenção das relações sociais. Constatou-se, ainda, que o currículo é pragmático, sendo oferecida uma versão pronta e acabada para professores e estudantes, aspectos esses que esvaziam o sentido e significado da práxis-pedagógica, numa perspectiva transformadora.

Palabras clave : currículo; política educacional; São Paulo Faz Escola.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )