SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 issue55Autobiographical and the Theory of Discourse: a possibility of deconstructing discourses of curriculum policies of teacher formation in BrazilAm i (not) a robot? elements to think the subject in the social networks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

STRONG-WILSON, Teresa. A questão do currículo em tempos sombrios: Hannah Arendt, W. G. Sebald e professores como sujeitos autobiográficos. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.55, pp.221-243.  Epub Apr 01, 2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1500.

Este artigo explora as interseções entre as escritas de Arendt sobre vidas e a versão de Sebald da vida-escrita, buscando refletir sobre como essas interseções contribuem para a questão do sujeito autobiográfico nos estudos curriculares conforme pertencem ao discernimento da relação entre pensamento e juízo. Argumenta como questões recorrentes da educação atual, como a redução dos professores e alunos a números, instrumentos, comportamentos, servem a dado propósito. Conclui afirmando que, em termos curriculares, esse discernimento e comprometimento nos leva de volta à reconstrução subjetiva.

Keywords : políticas de currículo; autobiografia; sujeito.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )