SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número55Autobiografía y Teoría del Discurso: una posibilidad de deconstruir discursos de políticas curriculares para la formación docente en Brasil¿Yo (no) soy un robot? Elementos para pensar el sujeto en las redes sociales índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

STRONG-WILSON, Teresa. A questão do currículo em tempos sombrios: Hannah Arendt, W. G. Sebald e professores como sujeitos autobiográficos. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.55, pp.221-243.  Epub 01-Abr-2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1500.

Este artigo explora as interseções entre as escritas de Arendt sobre vidas e a versão de Sebald da vida-escrita, buscando refletir sobre como essas interseções contribuem para a questão do sujeito autobiográfico nos estudos curriculares conforme pertencem ao discernimento da relação entre pensamento e juízo. Argumenta como questões recorrentes da educação atual, como a redução dos professores e alunos a números, instrumentos, comportamentos, servem a dado propósito. Conclui afirmando que, em termos curriculares, esse discernimento e comprometimento nos leva de volta à reconstrução subjetiva.

Palabras clave : políticas de currículo; autobiografia; sujeito.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )