SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25 número55Autobiografia e Teoria do Discurso: uma possibilidade de desconstruir discursos das políticas curriculares de formação de professores no BrasilEu (não) sou um robô? Elementos para pensar o sujeito nas redes sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Série-Estudos

versão impressa ISSN 1414-5138versão On-line ISSN 2318-1982

Resumo

STRONG-WILSON, Teresa. A questão do currículo em tempos sombrios: Hannah Arendt, W. G. Sebald e professores como sujeitos autobiográficos. Sér.-Estud. [online]. 2020, vol.25, n.55, pp.221-243.  Epub 01-Abr-2021. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1500.

Este artigo explora as interseções entre as escritas de Arendt sobre vidas e a versão de Sebald da vida-escrita, buscando refletir sobre como essas interseções contribuem para a questão do sujeito autobiográfico nos estudos curriculares conforme pertencem ao discernimento da relação entre pensamento e juízo. Argumenta como questões recorrentes da educação atual, como a redução dos professores e alunos a números, instrumentos, comportamentos, servem a dado propósito. Conclui afirmando que, em termos curriculares, esse discernimento e comprometimento nos leva de volta à reconstrução subjetiva.

Palavras-chave : políticas de currículo; autobiografia; sujeito.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )