SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 issue61Narratives of literacy teachers about teacher training and practiceEarly Childhood Education curriculum policies: is it possible to talk about differences? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

DUVERNOY, Doriele Silva de Andrade Costa  and  BARROS, Lyza Gennifer Moreira de. Dimensão pedagógica da Gestão Escolar: planejamento, avaliação e prática do currículo. Sér.-Estud. [online]. 2022, vol.27, n.61, pp.325-347.  Epub Feb 16, 2023. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1671.

Este artigo apresenta uma análise da relação gestão escolar-currículo, a partir do olhar de gestores de escolas públicas de uma rede municipal de ensino da região metropolitana do Recife, PE. Situamos o planejamento, a avaliação e a prática do currículo como eixos da atuação da gestão escolar, numa perspectiva que considera a dimensão pedagógica como centro do trabalho do gestor ou da gestora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual adotamos a abordagem metodológica da pesquisa-ação. Com isso, temos o propósito de investigar de que maneira a dimensão pedagógica pode ser potencializada por meio da implementação do currículo na escola. Constatamos elementos que apontam o campo semântico do conceito de currículo, contextos de atuação da política educacional em curso e as especificidades dos papéis de cada segmento envolvido nas práticas curriculares desenvolvidas na escola.

Keywords : gestão escolar; políticas curriculares; Base Nacional Comum Curricular.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )