SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue64The constitution of teaching of civil engineers teachers: determining factorsA training for EJA on financial education based on Ethnomathematics and the Theory of Meaningful Learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Série-Estudos

Print version ISSN 1414-5138On-line version ISSN 2318-1982

Abstract

SILVA, Fabiana Regina da; PASINATO, Darciel  and  REIS, Cristiane Medianeira da Silva. Gestão escolar democrática e desafios da interpretação e aplicação da legislação em escolas da rede municipal de Caiçara, Rio Grande do Sul. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.64, pp.245-266.  Epub Jan 05, 2024. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1827.

Este artigo propõe uma reflexão sobre a gestão escolar democrática e os desafios da nterpretação e da aplicação da legislação em escolas da rede municipal de Caiçara, Rio Grande do Sul, sob a orientação, mantença e gestão da Secretaria Municipal de Educação. Esta pesquisa se justifica pela necessidade de ampliar a produção acerca da temática, especialmente no que tange aos pequenos municípios brasileiros, distantes das capitais, considerando a carência de análises a esse respeito. Para isso, esta investigação se fundamenta na coleta de narrativas de gestoras escolares, com base na abordagem teórica e metodológica do estudo de caso, a partir de questionários contendo questões semiestruturadas. Ao realizar esta pesquisa focando a aplicação da lei de gestão escolar democrática, o processo levou, por exemplo, a estabelecer relações dialógicas com gestoras escolares em atuação, bem como a inteirar-se dos desafios e das realidades distintas, da falta de efetivo conhecimento sobre a legislação e então da não plena aplicação desta em âmbito municipal.

Keywords : gestão escolar democrática; educação básica; gestoras escolares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )