SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número64La constitución de la docencia de profesores ingenieros civiles: factores determinantesCapacitación para EJA sobre educación financiera basada en la Etnomatemática y la Teoría del Aprendizaje Significativo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Série-Estudos

versión impresa ISSN 1414-5138versión On-line ISSN 2318-1982

Resumen

SILVA, Fabiana Regina da; PASINATO, Darciel  y  REIS, Cristiane Medianeira da Silva. Gestão escolar democrática e desafios da interpretação e aplicação da legislação em escolas da rede municipal de Caiçara, Rio Grande do Sul. Sér.-Estud. [online]. 2023, vol.28, n.64, pp.245-266.  Epub 05-Ene-2024. ISSN 2318-1982.  https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1827.

Este artigo propõe uma reflexão sobre a gestão escolar democrática e os desafios da nterpretação e da aplicação da legislação em escolas da rede municipal de Caiçara, Rio Grande do Sul, sob a orientação, mantença e gestão da Secretaria Municipal de Educação. Esta pesquisa se justifica pela necessidade de ampliar a produção acerca da temática, especialmente no que tange aos pequenos municípios brasileiros, distantes das capitais, considerando a carência de análises a esse respeito. Para isso, esta investigação se fundamenta na coleta de narrativas de gestoras escolares, com base na abordagem teórica e metodológica do estudo de caso, a partir de questionários contendo questões semiestruturadas. Ao realizar esta pesquisa focando a aplicação da lei de gestão escolar democrática, o processo levou, por exemplo, a estabelecer relações dialógicas com gestoras escolares em atuação, bem como a inteirar-se dos desafios e das realidades distintas, da falta de efetivo conhecimento sobre a legislação e então da não plena aplicação desta em âmbito municipal.

Palabras clave : gestão escolar democrática; educação básica; gestoras escolares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )