SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Practice as a Curricular Component: an Overview of Publications and Contexts of Scientific ProductionActions Oriented Toward the Permanence of University Students: A Perspective from Three Institutions in Rio Grande do Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Internacional de Educação Superior

On-line version ISSN 2446-9424

Abstract

NASCIMENTO, Carolina Monteiro de Castro  and  OLIVEIRA, Amurabi. O Ensino Superior no Contexto Pós-Comunista: o Caso da República Tcheca. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022012.  Epub Aug 12, 2022. ISSN 2446-9424.  https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8658718.

Os estudos sobre ensino superior têm se ampliado no Brasil nas últimas décadas, o que tem ocorrido de forma concomitante à crescente internacionalização do debate. Apesar desses avanços, percebe-se que ainda há pouca literatura disponível em língua portuguesa sobre o ensino superior de certas latitudes como, por exemplo, de países que integraram o bloco comunista e suas transformações após o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Neste artigo analisamos o caso da República Tcheca, apresentando as transformações vivenciadas no contexto do pós-comunismo e de sua entrada na União Europeia. Partindo do exemplo tcheco, buscamos destacar como as experiências sócio-históricas moldam a dinâmica do ensino superior, visibilizando as assimetrias da “comunidade global” e enfatizando, ao mesmo tempo, como o investimento em políticas educacionais nesse campo também é capaz de dinamizar essa realidade.

Keywords : Ensino superior; Pós-comunismo; República Tcheca.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )