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Revista Internacional de Educação Superior
versão On-line ISSN 2446-9424
Resumo
NASCIMENTO, Carolina Monteiro de Castro e OLIVEIRA, Amurabi. O Ensino Superior no Contexto Pós-Comunista: o Caso da República Tcheca. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022012. Epub 12-Ago-2022. ISSN 2446-9424. https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8658718.
Os estudos sobre ensino superior têm se ampliado no Brasil nas últimas décadas, o que tem ocorrido de forma concomitante à crescente internacionalização do debate. Apesar desses avanços, percebe-se que ainda há pouca literatura disponível em língua portuguesa sobre o ensino superior de certas latitudes como, por exemplo, de países que integraram o bloco comunista e suas transformações após o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Neste artigo analisamos o caso da República Tcheca, apresentando as transformações vivenciadas no contexto do pós-comunismo e de sua entrada na União Europeia. Partindo do exemplo tcheco, buscamos destacar como as experiências sócio-históricas moldam a dinâmica do ensino superior, visibilizando as assimetrias da “comunidade global” e enfatizando, ao mesmo tempo, como o investimento em políticas educacionais nesse campo também é capaz de dinamizar essa realidade.
Palavras-chave : Ensino superior; Pós-comunismo; República Tcheca.