SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Ações Direcionadas à Permanência do Estudante Universitário: Um Olhar a Partir de Três Instituições do Rio Grande do SulEducação Superior em Contexto Emergente: a Democratização da Universidade Brasileira em Debate índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Internacional de Educação Superior

versão On-line ISSN 2446-9424

Resumo

MOURA, Diego Luz; SILVA, Maria Sergiane Ribeiro e  e  ARAUJO, João Gabriel Eugênio Araújo. Procedimentos e Dificuldades de Realização do Estágio Curricular Supervisionado sob a Ótica do Professor Coordenador. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022016.  Epub 12-Ago-2022. ISSN 2446-9424.  https://doi.org/10.20396/riesup.v8i0.8660473.

O objetivo dessa pesquisa foi identificar os procedimentos e dificuldades de realização do Estágio Curricular Supervisionado em Educação Física escolar nas universidades de Pernambuco. Trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa, onde se buscou selecionar os coordenadores de estágio das universidades de Pernambuco. A obtenção dos dados se deu por meio de uma entrevista semiestruturada realizada por meio de ligações telefônicas com três coordenadores. Após uma pré-análise das entrevistas e uma exploração do material foram criadas quatro categorias para analisar o conteúdo das entrevistas. Constatamos que para diminuir as dificuldades é preciso aproximar a universidade da escola, investir na formação continuada do professor supervisor e aumentar a efetividade do acompanhamento do estagiário pelos professores da universidade.

Palavras-chave : Coordenador; Escola; Estagiários; Formação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )