SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8Characterization of Knowledge Production About Teachers Teaching Mathematics in Pedagogy Courses (2009-2019)Permanence in Higher Education and the Support Network of Resident Students in University Student Housing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Internacional de Educação Superior

On-line version ISSN 2446-9424

Abstract

CONTE, Elaine  and  GUTIERRE, Liliane dos Santos. Estágio Docente em Questão: Experiências e Implicações. Rev. Int. Educ. Super. [online]. 2022, vol.8, e022002.  Epub Aug 12, 2022. ISSN 2446-9424.  https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8656631.

O trabalho docente e a própria prática educativa no ensino superior, seguidamente envolve dualidades entre formação e atuação, entre aquele que ensina (supervisor) e o outro que aprende (estagiário). O estudo, com base em experiências de formação à docência da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, discute a questão do estágio no ensino superior como uma condição de possibilidade para pensar a educação de uma forma compartilhada, cujos princípios orientadores envolvem uma sensibilidade para com o outro, pelas evidências científico-profissionais relacionadas ao campo da gestão acadêmica e comunicacional no ensino superior. A investigação é viabilizada por meio de aportes teóricos desse campo e de experiências registradas em relatórios documentados de estágios strictu sensu, o que revela a necessidade de aprender a docência por meio de experiências cooperativas para a formação contemporânea de professores e para dar conta dos desafios atuais. Tal preocupação exige uma reviravolta formativa para superar as posições maniqueístas, promovendo a formação de professores universitários articulada à pós-graduação, assim como o intercâmbio de estudos, experiências cooperativas e práticas ao aprender a ser professor, desenvolvendo o pensar reflexivo do pós-graduando com o docente em uma variedade de situações interdisciplinares, reveladas na circularidade do planejar, avaliar e compreender a própria constituição conjunta da organização didática que envolve o estágio de docência.

Keywords : Estágio docente; Ensino superior; Experiências cooperativas.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )