SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Cursos de profesorado en los Institutos Federales de Educación, Ciencia y Tecnología: consideraciones sobre un nuevo locus de formación de profesoresLey de Responsabilidad Educativa en Brasil (2006-2015): de las promesas de calidad de la educación a las incertidumbres índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

ARAUJO, DENISE SILVA; HELVECIO GOULART MALTA, DE SÁ  y  BRZEZINSKI, IRIA. Trabalho e formação docente na Escola Técnica de Goiânia: política, ideologia e produtividade. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2018, vol.34, n.2, pp.523-542. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol34n22018.75683.

Pretende-se, neste trabalho, analisar um dos marcos estruturantes da produtividade na formação dos professores da educação profissional, para compreender a ideologia que fundamentou o trabalho docente nessa modalidade de ensino, nas décadas de 1940 a 1960. A Escola Técnica de Goiânia é o campo empírico de investigação. À época, não se exigia qualquer formação pedagógica dos professores que atuavam no ensino profissional. De modo geral, eram egressos do ensino técnico e/ou bacharéis em diferentes áreas do conhecimento. Destaca-se a atuação da Comissão Brasileira-Americana de Ensino Industrial na formação desses docentes que demarcou uma identidade profissional produtivista e americanista.

Palabras clave : formação docente; educação profissional; CBAI; ideologia; produtividade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )