Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193
Abstract
PERONI, VERA MARIA VIDAL; CAETANO, MARIA RAQUEL and ARELARO, LISETE REGINA GOMES. BNCC: DISPUTA PELA QUALIDADE OU SUBMISSÃO DA EDUCAÇÃO?. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.1, pp.35-56. Epub Dec 06, 2019. ISSN 2447-4193. https://doi.org/10.21573/vol1n12019.93094.
Este artigo aborda a relação entre público e privado e os sujeitos que atuaram na elaboração da Base Nacional Comum Curricular-BNCC: neoliberais e neoconservadores ligados a diferentes instituições. A educação básica passa a ser alvo dos interesses desses grupos, que visam a influenciar o conteúdo da educação e direcionar as políticas educacionais. Os dados foram levantados através de análise documental, pesquisas já realizadas, sites, estabelecendo relações entre o público e o privado na BNCC. Os resultados apontam para a educação como espaço de disputa de projetos distintos e antagônicos.
Keywords : BNCC; público-privado; políticas educacionais.