SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1LAS ALIANZAS ESTADO / EMPRESAS PARA LA MEJORA DE LA EDUCACIÓN EN ARGENTINA A PRINCIPIOS DEL SIGLO XXI: DE LA FILANTROPÍA A LA INCIDENCIA SOBRE LA POLÍTICA EDUCACIONALARREGLOS DE DESARROLLO DE LA EDUCACIÓN (ADES): NUEVA OPORTUNIDAD DE NEGOCIOS EDUCATIVOS PARA LAS ORGANIZACIONES DEL SECTOR PRIVADO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

PERONI, VERA MARIA VIDAL; CAETANO, MARIA RAQUEL  y  ARELARO, LISETE REGINA GOMES. BNCC: DISPUTA PELA QUALIDADE OU SUBMISSÃO DA EDUCAÇÃO?. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.1, pp.35-56.  Epub 06-Dic-2019. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol1n12019.93094.

Este artigo aborda a relação entre público e privado e os sujeitos que atuaram na elaboração da Base Nacional Comum Curricular-BNCC: neoliberais e neoconservadores ligados a diferentes instituições. A educação básica passa a ser alvo dos interesses desses grupos, que visam a influenciar o conteúdo da educação e direcionar as políticas educacionais. Os dados foram levantados através de análise documental, pesquisas já realizadas, sites, estabelecendo relações entre o público e o privado na BNCC. Os resultados apontam para a educação como espaço de disputa de projetos distintos e antagônicos.

Palabras clave : BNCC; público-privado; políticas educacionais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )