SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 número1AS ALIANÇAS ESTADO / EMPRESAS PARA MELHORIA DA EDUCAÇÃO NA ARGENTINA EM PRINCÍPIOS DO SÉCULO XXI: DA FILANTROPIA AO IMPACTO NA POLÍTICA EDUCACIONALARRANJOS DE DESENVOVLIMENTO NA EDUCAÇÃO (ADES): NOVA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIOS EDUCACIONAIS PARA AS ORGANIZAÇÕES DO SETOR PRIVADO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

PERONI, VERA MARIA VIDAL; CAETANO, MARIA RAQUEL  e  ARELARO, LISETE REGINA GOMES. BNCC: DISPUTA PELA QUALIDADE OU SUBMISSÃO DA EDUCAÇÃO?. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.1, pp.35-56.  Epub 06-Dez-2019. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol1n12019.93094.

Este artigo aborda a relação entre público e privado e os sujeitos que atuaram na elaboração da Base Nacional Comum Curricular-BNCC: neoliberais e neoconservadores ligados a diferentes instituições. A educação básica passa a ser alvo dos interesses desses grupos, que visam a influenciar o conteúdo da educação e direcionar as políticas educacionais. Os dados foram levantados através de análise documental, pesquisas já realizadas, sites, estabelecendo relações entre o público e o privado na BNCC. Os resultados apontam para a educação como espaço de disputa de projetos distintos e antagônicos.

Palavras-chave : BNCC; público-privado; políticas educacionais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )