SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.35 issue3Militarization of the chilean school at the beginning of the 20 th century. The german Bávaro model in Mapuche landsPIBID CAPES-MEC and PIBID UFF-COLUNI – Public policies, history, trajectories and brands author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

FERNANDEZ, SILVINA JULIA et al. Políticas públicas, processos de planejamento e constituição dos sistemas educacionais em Brasil e Argentina: um estudo comparativo. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2019, vol.35, n.3, pp.877-895.  Epub July 21, 2020. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol35n32019.95309.

O artigo aborda os processos de planejamento educacional na constituição dos sistemas educacionais na Argentina e no Brasil através de um estudo comparativo com foco na formulação de políticas educacionais e seus modos de planejamento. Sob perspectiva qualitativa, a partir da bibliografia específica e da legislação que regula a política educacional em cada país, identificamos as características históricas e contextuais que colaboraram na definição de estilos de planejamento educacionais específicos desde os momentos de início de configuração institucional dos sistemas educacionais até 2016.

Keywords : pesquisa comparada; planejamento educacional; política educacional; sistemas educacionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )