SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 issue2The debate on federalism in ANPAE (2007-2018)Fundamentals and processes of continuing education in the Goiânia municipal network author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

OLIVEIRA, ANA CRISTINA PRADO DE; CARVALHO, CYNTHIA PAES DE  and  BRITO, MURILLO MARSCHNER ALVES DE. Gestão escolar: um olhar sobre a formação inicial dos diretores das escolas públicas brasileiras. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.2, pp.473-495.  Epub Jan 11, 2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n22020.99857.

A literatura educacional documenta recorrentemente a importância do trabalho do diretor escolar para os resultados educacionais. Contudo, os diretores são preparados em sua formação inicial para tais funções? Este artigo apresenta uma análise das matrizes curriculares de uma amostra de cursos de licenciatura, com foco na oferta de formação em gestão escolar. Discutimos a hipótese de que os cursos que oferecem a formação inicial da maioria desses profissionais não parecem prepará-los para os desafios que a função de diretor apresenta nas escolas públicas brasileiras.

Keywords : Gestão Escolar; Diretores; Licenciatura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )