SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número2El debate sobre el federalismo en ANPAE (2007-2018)Fundamentos y procesos de formación continua en la red municipal de Goiânia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

OLIVEIRA, ANA CRISTINA PRADO DE; CARVALHO, CYNTHIA PAES DE  y  BRITO, MURILLO MARSCHNER ALVES DE. Gestão escolar: um olhar sobre a formação inicial dos diretores das escolas públicas brasileiras. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.2, pp.473-495.  Epub 11-Ene-2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n22020.99857.

A literatura educacional documenta recorrentemente a importância do trabalho do diretor escolar para os resultados educacionais. Contudo, os diretores são preparados em sua formação inicial para tais funções? Este artigo apresenta uma análise das matrizes curriculares de uma amostra de cursos de licenciatura, com foco na oferta de formação em gestão escolar. Discutimos a hipótese de que os cursos que oferecem a formação inicial da maioria desses profissionais não parecem prepará-los para os desafios que a função de diretor apresenta nas escolas públicas brasileiras.

Palabras clave : Gestão Escolar; Diretores; Licenciatura.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )