SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.36 número3AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL PARTICIPATIVA E O DIÁLOGO COM AS CATEGORIAS DE BOAVENTURA DE SOUSA SANTOSALOCAÇÃO DE ALUNOS POR TURMAS EM REDE MUNICIPAL DE ENSINO: PERCEPÇÕES DE DIRETORES ESCOLARES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

LEITAO, FERNANDINO JOÃO PEREIRA. Dedicação exclusiva na docência universitária em Angola: realismo ou utopia?. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.1128-1152.  Epub 20-Jan-2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n32020.102961.

O presente artigo aborda a disposição do estatuto da carreira docente universitária que obriga o docente, em regime integral, a dedicar-se exclusivamente a uma única instituição de ensino. Nesse sentido, o seu objetivo consiste em analisar a relação entre esta política pública formulada e a sua implementação à luz dos fundamentos da teoria da complexidade de Edgar Morin e das representações sociais de Serge Moscovici. Trata-se de um estudo descritivo com uma abordagem quali-quantitativa associada à reflexão teórica. Os resultados demonstram que a gestão das políticas públicas entre a formulação e a implementação é complexa, porque sua aplicação é condicionada pelas circunstâncias objetivas do contexto sempre dinâmico e cambiante.

Palavras-chave : Dedicação exclusiva; Docentes universitários; Angola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )