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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

GIROTTO, EDUARDO DONIZETI; OLIVEIRA, JOÃO VICTOR PAVESI DE  e  JORGE, ISABEL FURLAN. Gestão e transparência de dados educacionais na rede estadual paulista (1995-2018): a hegemonia gerencial. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2020, vol.36, n.3, pp.1248-1272.  Epub 20-Jan-2021. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol36n32020.99902.

O artigo analisa os sentidos das políticas de dados educacionais (abertos ou não), desenvolvidas pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo (SEDUC-SP) durante o período entre 1995 e 2018. Realizamos levantamento e análise documental exploratória, com enfoque qualitativo, das principais legislações que nortearam as políticas de gestão de dados educacionais na SEDUC-SP, articulando o modelo de gestão do Estado e relação com a sociedade civil. Os resultados apontam para uma política de dados vinculada, predominantemente, à racionalidade gerencial, à produção de resultados quantitativos, responsabilização e racionalização dos gastos em consonância com a centralidade que os princípios da Nova Gestão Pública assumiram nas políticas da SEDUC-SP no período analisado.

Palavras-chave : Dados Educacionais; Gerencialismo; Política Educacional.

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