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Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

LINO, LUCILIA AUGUSTA  e  ARRUDA, MARIA DA CONCEIÇÃO CALMON. Paulo Freire e a política educacional atual: possibilidades e perspectivas contra-hegemônicas em defesa da educação e da vida. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.2, pp.736-752.  Epub 31-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n22021.113259.

Este artigo objetiva articular categorias do pensamento freireano, conscientização e compromisso, com a construção de alternativas de intervenção, no cenário atual de desmonte e retrocesso, em perspectiva contra-hegemônica e emancipadora. A obra de Paulo Freire (1967, 1979a,1979b) norteia a análise deste momento de transição, polarização e desafios, em movimento de reafirmação da dimensão política do fenômeno educativo e sua função social. As sínteses, dadas as incertezas do cenário em análise, permanecem abertas, em movimento de construção dialógica, em defesa da educação pública, da democracia e da vida.

Palavras-chave : Paulo Freire; conscientização; compromisso social; dimensão política; educação pública.

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