SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3La reforma educativa en el sistema educativo estatal: del debilitamiento de los principios democráticos a las contradicciones en la gestión de los procesos educativos en las escuelas públicas de GoiásGestión de resultados y la nueva rutina escolar en la red municipal de educación de Porto Alegre (RME / POA) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

PALU, JANETE  y  PETRY, OTO JOÃO. Planos de Gestão Escolar: contradições e disputas na nova política de governança das escolas públicas estaduais de Santa Catarina. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2021, vol.37, n.3, pp.1199-1234.  Epub 15-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol37n32021.111082.

O artigo problematiza a adoção dos Planos de Gestão Escolar (PGEs), que versam sobre a nova forma de escolha do gestor e estratégia de governança das escolas públicas estaduais catarinenses, instituídos a partir de 2013, identificando as contradições e disputas que permearam sua implementação. Trata-se de pesquisa qualitativa, do tipo explicativa, realizada a partir de estudo bibliográfico e documental; os dados foram submetidos às técnicas da Análise de Conteúdo, de Bardin (2016). Evidenciou-se que, apesar da anunciação dos PGEs como instrumentos de gestão democrática, sua origem e operacionalização estão alinhadas às reformas neoliberais, que concebem a educação como um instrumento de dominação e não de emancipação humana.

Palabras clave : Políticas educacionais; Governança; Planos de Gestão Escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )