SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1La Fundación Itaú Social y la producción de conocimiento en educaciónAutoevaluación docente: identificando los determinantes de la contribución para el Programa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

MARHUENDA, FERNANDO; MARTINEZ-MORALES, IGNACIO  y  OLMEDA-RODRIGUEZ, ELSA. A Covid nas Escolas de Segunda Oportunidade na Espanha. Impactos sobre os alunos e a reação das escolas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e126413.  Epub 02-Oct-2023. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n002022.126413.

Objetivos

Identificar o impacto da crise da Covid sobre os estudantes nas escolas de segunda oportunidade, suas condições de vida e expectativas; e mostrar a reação dessas escolas às necessidades causadas pela crise.

Método

Apresentam-se resultados quantitativos, alguns também qualitativos, de três estudos realizados em escolas de segunda oportunidade na Espanha nos anos letivos de 2020-2021 e 2021-2022. Estes dados tem origem de uma pesquisa encomendada pelo Ministério da Educação e Formação Profissional, da Associação Espanhola de Escolas de Segunda Oportunidade e de um projeto de P&D financiado pelo Governo Regional de Valência. Nas duas primeiras, foram coletados dados de 40 das 43 escolas de segunda oportunidade credenciadas; enquanto no terceiro os dados são de 28 escolas. Os alunos responderam a questionários e, também foram realizadas entrevistas com as equipes gestoras e pedagógicas, além de grupos de discussão com os alunos; com algumas questões focadas no impacto da Covid nos alunos, nas escolas, nos estágios, bem como nas condições de vida e expectativas dos alunos.

Conclusões

Os resultados são discutidos em contraste com estudos recentes sobre o perfil dos alunos nas escolas de segunda oportunidade e mostram como estes jovens, que já se encontravam em situação de vulnerabilidade antes da Covid, sofreram consequências, predominantemente econômicas e em menor escala em termos de expectativas de vida. No entanto, a forma como as escolas responderam à situação, parece ter respondido a muitas das necessidades destes jovens e das suas famílias, em maior medida do que as escolas secundárias regulares.

Palabras clave : Covid; Formação profissional; Juventude vulnerável.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )