SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Insertion of federal technical education graduates into the local labour marketThe student assistance policy of Federal University of Amapá: recent perspectives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

CRUZ, JOSÉ EWERTON FEITOSA  and  PIMENTEL, GABRIELA SOUSA RÊGO. A identidade profissional da coordenação pedagógica: tensões e perspectivas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e120142.  Epub Oct 02, 2023. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n002022.120142.

A elaboração deste trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica e de campo realizada na Rede Municipal de Educação de São Francisco do Conde – Bahia. Com objetivo de analisar as atribuições assumidas pelos coordenadores pedagógicos, na perspectiva da construção de sua identidade profissional. A pesquisa configurou-se como exploratória e de abordagem qualitativa. Através dela é possível perceber que a perpetuação das tensões de atribuição interfere significativamente no perfil profissional do coordenador, inviabiliza o seu trabalho e compromete a qualidade da gestão pedagógica.

Keywords : Coordenação Pedagógica; Identidade Profissional; Gestão educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )