SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Inserción de graduados de educación técnica federal en el mercado laboral localLa política de cuidado de estudiantes universitarios de la Universidad Federal de Amapá: perspectivas recientes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versión impresa ISSN 1678-166Xversión On-line ISSN 2447-4193

Resumen

CRUZ, JOSÉ EWERTON FEITOSA  y  PIMENTEL, GABRIELA SOUSA RÊGO. A identidade profissional da coordenação pedagógica: tensões e perspectivas. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e120142.  Epub 02-Oct-2023. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n002022.120142.

A elaboração deste trabalho é fruto de uma pesquisa bibliográfica e de campo realizada na Rede Municipal de Educação de São Francisco do Conde – Bahia. Com objetivo de analisar as atribuições assumidas pelos coordenadores pedagógicos, na perspectiva da construção de sua identidade profissional. A pesquisa configurou-se como exploratória e de abordagem qualitativa. Através dela é possível perceber que a perpetuação das tensões de atribuição interfere significativamente no perfil profissional do coordenador, inviabiliza o seu trabalho e compromete a qualidade da gestão pedagógica.

Palabras clave : Coordenação Pedagógica; Identidade Profissional; Gestão educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )