SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Remote learning in pandemic times: an analysis of the difficulties facing graduate studentsPedagogical work conditions at school: the case of Rio Grande do Sul (2015 to 2018) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

Print version ISSN 1678-166XOn-line version ISSN 2447-4193

Abstract

OLIVEIRA, JOSILÉIA CURTY DE; ANDRADE, LARICE NOGUEIRA DE  and  ANASTACIO, SIMONE APARECIDA FERNANDES. Percepção dos docentes da Universidade Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre sobre a implementação de uma estrutura organizacional com foco em colegiados de cursos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e111599.  Epub Mar 27, 2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n002022.111599.

Este estudo analisou a percepção dos docentes sobre a implementação da estrutura organizacional sem departamentos de ensino nas unidades acadêmicas da Universidade Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre por meio de um estudo de caso, de abordagem quanti-qualitativa, com a aplicação de métodos multivariados. Os resultados apresentaram-se significativos e indicaram a necessidade de mudança da estrutura organizacional atual e aceitação dos docentes para uma reestruturação organizacional com foco nos Colegiados de Cursos, o que confirma uma mudança de padrão da cultura institucional.

Keywords : Educação Superior; Estrutura Organizacional; Métodos Multivariados.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )