SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Ensino remoto em tempos de pandemia: uma análise das dificuldades enfrentadas pelos estudantes de graduaçãoCondições de trabalho pedagógico na escola: o caso do Rio Grande do Sul (2015 a 2018) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Política e Administração da Educação

versão impressa ISSN 1678-166Xversão On-line ISSN 2447-4193

Resumo

OLIVEIRA, JOSILÉIA CURTY DE; ANDRADE, LARICE NOGUEIRA DE  e  ANASTACIO, SIMONE APARECIDA FERNANDES. Percepção dos docentes da Universidade Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre sobre a implementação de uma estrutura organizacional com foco em colegiados de cursos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação [online]. 2022, vol.38, n.1, e111599.  Epub 27-Mar-2022. ISSN 2447-4193.  https://doi.org/10.21573/vol38n002022.111599.

Este estudo analisou a percepção dos docentes sobre a implementação da estrutura organizacional sem departamentos de ensino nas unidades acadêmicas da Universidade Federal do Espírito Santo – Campus de Alegre por meio de um estudo de caso, de abordagem quanti-qualitativa, com a aplicação de métodos multivariados. Os resultados apresentaram-se significativos e indicaram a necessidade de mudança da estrutura organizacional atual e aceitação dos docentes para uma reestruturação organizacional com foco nos Colegiados de Cursos, o que confirma uma mudança de padrão da cultura institucional.

Palavras-chave : Educação Superior; Estrutura Organizacional; Métodos Multivariados.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )