SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28O lugar da cultura na formação inicial de professores de Química no norte do Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista de Educação PUC-Campinas

versão impressa ISSN 1519-3993versão On-line ISSN 2318-0870

Educ. Puc. vol.28  Campinas  2023

https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a9577 

Editorial

Pesquisas e práticas pedagógicas em Educação Estatística

Celi Espasandin Lopes1 
http://orcid.org/0000-0001-7409-2903

Antonio Carlos de Souza2 
http://orcid.org/0000-0002-8044-0481

Regina Célia Grando3 
http://orcid.org/0000-0002-2775-0819

1Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Escola de Ciências Humanas, Júridicas e Sociais, Programa de Pós-Graduação em Educação. Campinas, SP, Brasil.

2Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Engenharia e Ciências, Departamento de Matemática (Campus de Guaratinguetá), Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Campus de Rio Claro). São Paulo, SP, Brasil.

3Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Florianópolis, SC, Brasil.


Nesta edição temática da Revista de Educação PUC--Campinas, apresentamos um conjunto de artigos que revelam parte do movimento da pesquisa brasileira e da América Latina em Educação Estatística, abrangendo discussões sobre as políticas, os fundamentos e as práticas do exercício docente no âmbito da educação básica e superior, bem como problematizando os processos de ensino e de aprendizagem no campo da educação formal e não formal.

Apresentam-se relatórios de pesquisas e relatos de experiências em que são discutidas ações que refletem a forma como a Estatística e a Probabilidade são ensinadas e aprendidas nas escolas e nas universidades. Evidencia-se, nos textos desta seção, a observação destacada por Lopes (1998) de que a Estatística é uma ciência de análise de dados com raízes interdisciplinares.

A produção científica em Educação Estatística se ampliou significativamente nas três últimas décadas do século XXI (Burrill; Souza; Reston, 2023), em particular na América Latina, com destaque significativo para as investigações realizadas com alunos e professores que atuam na educação básica.

Os pesquisadores que desenvolvem esses estudos são oriundos das áreas de Educação, Educação Matemática, Educação Estatística, Estatística, Matemática e/ou Psicologia.

Atualmente, na área de Educação Estatística, temos cerca de vinte grupos de pesquisas brasileiros cadastrados no diretório do CNPq. Esses grupos são vinculados a Programas de Pós-Graduação de instituições públicas e privadas em diferentes regiões do país.

Nesta edição estão contempladas temáticas relacionadas à: pareceria universidade/escola; letramento estatístico; mapeamento de pesquisas sobre educação probabilística; discussões sobre a compreensão de gráficos por estudantes e sua abordagem nos livros didáticos; práticas docentes pedagógicas; insubordinação criativa e educação estatística; alfabetização estatística crítica e mídias sociais; conceito intuitivo de probabilidade; ensino empírico do conceito estatístico de média no Ensino Superior; trajetória de professores de Estatística; e compreensão de termos estatísticos (Souza; Lopes; Souza, 2015).

Do movimento revelado nas submissões, destacamos a pluralidade temática, teórica e metodológica das investigações desenvolvidas, assim como o foco do estudo e o nível de escolaridade. Na produção nacional, evidencia-se a diversidade regional e institucional, enquanto na contribuição internacional, evidencia-se a articulação de nossas pesquisas com as de países latino-americanos, com destaque para Chile, Colômbia e México.

Dois aspectos comuns às pesquisas são a defesa do letramento estatístico e a preocupação em investigar e subsidiar a formação inicial e continuada de professores que ensinam Estatística na educação básica e no Ensino Superior.

As produções científicas em Educação Estatística, nos diferentes níveis, frisam que os letramentos estatístico e probabilístico são essenciais à formação das pessoas. A resolução de problemas, o uso de jogos e a realização de experimentos são essenciais nos processos de ensino e aprendizagem nas aulas de estatística e probabilidade (Grando; Lopes, 2020).

Desejamos a todos uma boa leitura. Agradecemos aos autores e aos avaliadores pelas contribuições dadas para a realização desta edição temática.

Como citar este articulo/How to cite this article

Lopes, C. E.; Souza, A. C.; Grando, R. C. Pesquisas e práticas pedagógicas em Educação Estatística. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 28, e239577, 2023. https://doi.org/10.24220/2318-0870v28e2023a9577

Referencias

Burrill, G. F.; Souza, L. O.; Reston, E. (ed.). Research on Reasoning with Data and Statistical Thinking: International Perspectives. Switzerland: Springer Nature, 2023. [ Links ]

Grando, R. C.; Lopes, C. E. Creative insubordination of teachers proposing statistics and probability problems to children. International Journal on Mathematics Education, v. 52, p. 621-635, 2020. [ Links ]

Lopes, C. E. A probabilidade e a estatística no ensino fundamental: uma análise curricular. 1998. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998. [ Links ]

Souza, L. O.; Lopes, C. A. E.; Souza, A. C. Os delineamentos metodológicos nas investigações brasileiras em Educação Estatística. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8, p. 506-525, 2015. [ Links ]

Correspondência para/Correspondence to: C. E. LOPES. E-mail: celi.lopes@puc-campinas.edu.br.

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.