SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue65PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ALTERNATIVAS EM CONTEXTOS DE INCERTEZA E CRISE: interdependências e corresponsabilidade ética do cuidado em tempo de pandemia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Revista Teias vol.22 no.65 Rio de Janeiro Apr./June 2021  Epub Dec 26, 2019

https://doi.org/10.12957/teias.2021.59696 

Práticas pedagógicas alternativas em contextos de incerteza e crise

Editorial

1Profª. Drª. Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

2Profª. Drª. Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)


Toda história contemporânea começa com a “a última catástrofe em data” (ROUSSO, 2016)

O título do livro de Henry Rousso, publicado em 2016 no Brasil, nos estimula a pensar de que maneira o momento histórico que vivemos determinará a continuidade da existência humana na Terra. A Revista Teias cumpre seu papel de estimular trabalhos que pensem o momento presente, que construam narrativas informadas e analíticas sobre esse tempo histórico. A Seção Temática Práticas Pedagógicas Alternativas em Contextos de Incerteza e Crise traz um conjunto relevante de estudos de pesquisadores que responderam a esta proposta e vem seguida de outro conjunto de artigos de demanda contínua que indicam o vigor da produção científica, mesmo em tempos tão adversos. Ainda que na ementa/chamada da Seção Temática “tempos” estivesse no plural, nenhum dos artigos abordou experiências passadas, possível sintoma da urgência de pensarmos o aqui e o agora. Quem sabe o que teremos daqui a um ano em nova proposição de Seção Temática no campo da História?

Esta edição traz ainda textos em Resenhas, Ensaios, Em Pauta e Elos. Que a leitura seja proveitosa para pensar nosso tempo.

REFERÊNCIAS

ROUSSO, Henry. A última catástrofe. A história, o presente, o contemporâneo. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2016. [ Links ]

Informações das autoras

Jane Paiva

Profª. Drª. Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

E-mail: janepaiva27@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3501-8740

Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/3049044829510326

Paula Leonardi

Profª. Drª. Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

E-mail: leonardi.paula@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4046-9703

Link Lattes: http://lattes.cnpq.br/6930629041565848

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution NonCommercial, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que sem fins comerciais e que o trabalho original seja corretamente citado.