SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3Dossiê: Escola Nova Católica na Europa e no Brasil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Educação. UNISINOS vol.22 no.3 São Leopoldo July-Sep 2018  Epub May 16, 2019

https://doi.org/10.4013/edu.2018.223.e0 

Editorial

Apresentação

Isabel Bilhão1 

109Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos/ UNISINOS. E-mail: bilhao@uel.br


É com satisfação de apresentamos o terceiro número de Educação Unisinos de 2018. Nesta edição publicamos o dossiê Escola Nova Católica na Europa e no Brasil, organizado pelos professores/pesquisadores Norberto Dallabrida, da Universidade do Estado de Santa Catarina e José Eduardo Franco, da Universidade Aberta de Lisboa, contando como oito artigos que, na sequência, serão por eles apresentados.

Além do dossiê, na seção artigos livres, publicamos quatro textos recebidos em fluxo contínuo. O primeiro, assinado por Martin Kuhn e Mara Lúcia Welter Kuhn, intitulado texto Dimensões sociais do conhecimento: implicações à docência e às práticas educativas, reflete teoricamente sobre as condições de construção do conhecimento científico, questionando a possibilidade de sua existência desvinculada dos diferentes quadros históricos e sociais em que se insere.

O texto seguinte, Regime de Colaboração: a experiência da Câmara Temática de Educação da Região Metropolitana de Campinas, de Pedro Ganzeli, Cleiton Oliveira e Ana Carolina Andreato, busca analisar as ações colaborativas no âmbito da Câmara Temática de Educação da Região Metropolitana de Campinas. O estudo aponta para a emergência de um processo de institucionalização do regime de colaboração e de valorização do espaço regional, contribuindo para a efetivação do direito à educação.

No artigo seguinte, Do aprendizado: as lições do professor-Deleuze, Christian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci discute a relação entre a atividade docente de Gilles Deleuze e a sua filosofia, objetivando pensar as implicações desta relação para o conceito deleuziano de aprendizado.

Finalizando esse número, Maria Cláudia Dal’Igna e Jamil Cabral Sierra, no artigo Parceria e governamentalidade: ferramentas para problematizar as relações socioeducacionais contemporâneas, apresentam os resultados de suas pesquisas desenvolvidas no campo da Educação sobre as relações de parceria: a primeira, entre família e escola; a segunda, entre Estado e movimentos sociais.

Procuramos contemplar nessa edição a diversidade temática, teórica e metodológica, característica da produção na área da Educação, que vem pautando nosso trabalho, bem como acolher contribuições de pesquisadoras e pesquisadores em diferentes etapas da carreira, buscando dessa forma divulgar e colaborar com a qualificação da produção de conhecimento no campo educacional.

Agradecemos às avaliadoras e aos avaliadores ad hoc, cuja colaboração embasa a tomada de decisões da Comissão Editorial e aos autores e autoras que confiaram a divulgação de seus trabalhos à Educação Unisinos.

Ao nosso público, desejamos uma proveitosa leitura.

Isabel Bilhão Editora

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons